Triboo! Montanhismo

Facebook
Twitter
YouTube

Av Capitão Gomes, 222
Boa Vista - Itajubá, MG - 37505-028
(35) 3622-5673 - (35) 9986-4440
triboo@triboo.com.br

Triboo Trail Run

Na região de Itajubá, um esporte muito bacana vem crescendo a cada dia, a corrida de montanha. Ela uma atividade esportiva praticada em regiões serranas, onde grande parte do percurso é feito em trilhas técnicas com altimetria elevada. Geralmente o circuito esta inserido em um cenário selvagem, com inúmeros mirantes, lajes de pedra e florestas.

TTRDSC04182

As corridas em montanha surgiram na Europa e sua origem se confunde com o próprio atletismo. Já são clássicas as provas como a Ultratrail du Mont Blanc , com seus mais de 100 km percorridos em trilhas ao redor da maior montanha da Europa ocidental. Nos Estados Unidos temos a Western States como uma das ultramaratonas mais famosas, realizada em terrenos naturais.

DSC04195DSC04305

No Brasil, a corrida de montanha é caracterizada por ocorrer em trilhas e serras, e surgiu oficialmente com a criação do Circuíto Brasileiro de Corridas em Montanha, em 2004. Inicialmente, as provas eram disputadas apenas na distância de 21 km, mas em 2006, com o reconhecimento da modalidade pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), as competições tiveram seus regulamentos alinhados às regras da Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF) e passaram a ser disputadas também na distância de 12 km.

TTRDSC04009

Em fevereiro de 2014, aconteceu a primeira Triboo Trail Run (http://www.triboo.com.br/ttr/) prova realizada pela Triboo Montanhismo que, ao longo dos anos foi identificando na Serra da Pedra Aguda o cenário perfeito para um evento deste formato. Além de ser um circuito de corrida de montanha, esta trilha é uma boa opção de atividade no final de semana. As maioria dos montanistas preferem fazer todo este percurso caminhando, para assim, ter a possibilidade de maior contemplação e um baixo compromisso com o relógio.

DSC04100DSC04399

Abaixo, iremos descrever detalhadamente toda a trilha para que os praticantes de montanhismo possam desfrutar de toda esta riqueza. Partindo do centro de Itajubá é possível percorrer toda a crista da serra, onde o objetivo maior é alcançar os 1.575 metros de altitude da Pedra Aguda. Esta trilha foi aberta em 2006 e vem sido mantida por montanhistas locais que visam manter esta trilha para todas as pessoas que gostam de vivenciar estes ambientes.

DSC04285TTR

Saindo da Rádio Panorama FM, local onde há uma Roda Gigante no inicio da cadeia de montanhas ao sul de Itajubá, iniciamos nosso percurso sentido as Antenas de Televisão, lugar onde já podemos visualizar grande parte da nossa cidade. Até ali, é possível ir de carro pelo bairro nossa Senhora de Fátima. Dando sequência na caminhada, teremos como referência as torres de transmissão que estão mais ao sul da serra. Após finalizar uma subida bem íngreme até aos pés das antenas iniciará uma trilha que nos logo nos colocará a caminho da Pedra Aguda.

DSC04135TTR

Continuando a subida, nos deparemos com uma laje de pedra onde deveremos ter cuidado para subi-la, pois quando esta úmida a dificuldade aumenta bastante. Após alcançar o seu topo passaremos pela crista do Morro Grande, já dentro de uma rica floresta. Dali faremos uma descida forte até a divisa da Grande Arvore.Em seguida, iIremos ultrapassar uma cerca e continuar seguindo ao sul uma cerca que sobe para o Pico do Galo. Nesta parte é possível visualizar o Pico dos Marins situado a leste.

DSC04010DSC04152

Passando pelo cume do Galo, passamos por uma bela área de acampamento e descemos por uma trilha imprime até um grande bambuzal onde tange aremos uma cerca a esquerda até adentrarmos em uma rica floresta. Neste momento, estaremos bem na crista da serra onde teremos que galgar uma grande laje para alcançar o topo da Pirâmide. A partir dali estaremos quase na mesma altitude da Pedra Aguda, onde com belos passos pela densa floresta, chegamos ao nosso objetivo, o cume da Pedra Aguda.

TTRTTR

A vista do mirante da pedra é fantástico ! Desde lá de cima observamos toda a cidade de Itajubá e as montanhas que a cercam. O rio Sapucaí é bem destacado na geografia e serra da Pedra Branca se destaca a norte no horizonte. Para quem quiser ter uma companhia agradável para realizar esta aventura, basta contratar um guia especializado da Triboo Montanhismo para vivenciar com você grandes momentos de aventura na região da Mantiqueira.

Abaixo seguem algumas imagens da primeira edição do Triboo Trail Run realizada no dia 16/02/2014:

TTRTTR (2)TTR (4)TTR (10)TTR (19)TTR (17)TTR (8)TTR (18)TTR (3)TTR (13)TTR (1)TTR (7)

Visite o website do evento: http://www.triboo.com.br/ttr2016
Veja o site do evento anterior: http://www.triboo.com.br/ttr2014

 

 

Venha respirar a mais de 2.000m de altitude com a Triboo! Montanhismo.